SBT : TV digital com redes sociais

22.3.10 | comentários: 0

O SBT realiza há mais de um ano testes em universidades, agências de propaganda, associações e focus group com consumidores para implementar a tão esperada interatividade para TV digital no Brasil.

Na expectativa de que o Ginga, software que vai permitir interatividade vingue num futuro próximo, o SBT busca aliar digitalização às redes sociais, sucesso no ambiente digital brasileiro.

Entretanto, o projeto ainda depende de outros fatores, segundo Roberto Franco, diretor de tecnologia e operações da emissora. “Para que isso aconteça, será necessário, por exemplo, identificar o receptor, um a um, pelo número IP, ou outro recurso que permita identificar o usuário sem ferir sua privacidade, respeitando sua individualidade e o seu anonimato”.

Franco afirma que o uso de redes sociais também é uma aplicação interativa dependente do canal de retorno. “Então, além de a aplicação pedir licença para ter acesso ao seu IP, também terá que avisar sempre que o uso do canal de retorno implicar em custo”, diz em entrevista ao blog Circuito de Luca.

Interatividade para poucos



O SBT aposta na interatividade e trabalha firme para atrair o telespectador para a TV Digital. “Colocaremos a interatividade no ar, mesmo que para um público pequeno, pois acreditamos que, apesar de todas as críticas, o modelo brasileiro de TV Digital é o que mais beneficia o telespectador”, argumenta Franco.

O diretor revela que os estudos sobre comportamento das pessoas com a interatividade, realizados pela emissora, os fizeram aprender muito e atingir um modelo de conteúdo interativo bom para iniciar a oferta. "Será possível consultar informações sobre a novela no meio do jornal, ou notícias no meio da novela”, explica. Segundo ele, a "idéia do SBT é de que a TV deve ser uma plataforma integrada de acesso a conteúdos, informações e entretenimento".

O conceito lembra muito o de um portal. No entanto, a emissora diz que a interatividade não é igual a do cabo, nem igual à da internet. Segundo ele, "houve o cuidado de não copiar nenhum modelo de operação existente".

A rede de Silvio Santos experimentou mudanças na interface do portal interativo a cada programa. Porém, constatou que as alterações poderiam confundir o telespectador e, por fim, decidiu adotar uma aplicação única o para acesso às informações.

A rede desenvolve uma versão 2.0 do portal interativo, ainda sem data prevista para o lançamento. A interação é feita através do controle remoto, mas a aplicação está preparada para o uso de outros dispositivos, como teclados.

Informações: AdNews