[Bombril na antena] Programas de TV para Donas-de-Casa

29.5.10 | comentários: 0
Assistir um programa matinal que não seja para donas-de-casa é uma missão quase impossível. Ou você acorda muito cedo e assiste o Telecurso 2000 e em seguida o jornal, ou você sintoniza na TV Cultura e no SBT para assistir desenhos animados.

Em contra partida, os demais canais abertos oferecem uma programação direcionada as nossas mães, que, às vezes, até trazem fatos curiosos e interessantes. Contudo, eles geralmente se sustentam mesmo de receitas que ampliam o grau da nossa fome diante da telinha.

Dependendo do canal, alguns programas tentam conquistar o público com suas revistas eletrônicas voltadas para o público feminino, mas sempre esbarram no mesmo conteúdo. O que vai mudar é a quantidade de apresentadores e a forma como é apresentado. Vamos aos exemplos:

Mais Você (Globo)
Uma apresentadora e um papagaio. Desde a época que apresentava o Note e Anote (lembra?), Ana Maria Braga e seu Louro José fazem da manhã o local ideal para apresentar mensagens de auto-ajuda, piadas desconcertantes e temas emocionantes da vida real, feitos pra você chorar logo cedo.

Há momentos em que a própria apresentadora se pega caindo de uma cadeira de três pernas; em outros ela se veste de Madonna e surpreende a todos... O que vale é assistir e esperar pra ver o que vai rolar.


A proximidade com as donas-de-casa se apresenta no próprio cenário, que é uma casa. A apresentadora só não as limpa, como fazem as nossas mães. Ana Maria também mostra os trabalhos produzidos pelas telespectadoras e que no final do ano acaba tudo em um bazar. Vai  entender... Mas o interessante é que, além do recheio de merchans, a cobertura é feita com muita culinária, que é o prato principal servido nesse horário.

Hoje em Dia (Record)

Dois homens, duas mulheres e mais alguns convidados. No início, eram três apresentadores tentando fazer um programa matinal diferenciado com: Brito Jr. (que agora apresenta A fazenda) dando as noticias, Ana Hickman (dois metros de perna) falando de moda e o chefe-galã, Edu Guedes, que fazia a comida e só. E tudo ia muito bem, até que entra Cris Flores “do nada”. Forçaram a barra e deu certo. Entrou fofoca com café.

Mas como tudo que é bom dura pouco, a formação desmoronou e hoje temos apenas Edu e Cris com mais dois apresentadores que, sinceramente, não lembro o nome e alguns convidados especiais.

Você conhece o programa pelos concursos da comunidade, pelas noticias que estão acontecendo em São Paulo e pela variedade de externas. Ficou chatinho, mas ainda é uma boa opção. Se aparecer entrevistas com pessoas que sofreram na vida... Mude de canal!

Dia Dia/ Receita Minuto/Bem Familia (Band)


Você deve estar se perguntando por que juntei tudo em um só, não é? Pois bem. Ao assistir os três programas da Band percebi que ambos possuem duas características em comum: o fato de ser para as mulheres; e outro fator é que todos têm Daniel Bork apresentando.

Na programação da emissora parece que o turno matutino tem vários programas em um só lugar, mudando apenas a vinheta de abertura do programa.  No Dia Dia era ele e mais duas, depois ele e mais uma e agora é só ele. No Receita sempre foi ele e no Bem família também.


O cara manja muito de culinária e aos pouco foi descobrindo as artimanhas para apresentar bem o programa. No final ele se saiu melhor que as outras que estavam com ele no mesmo horário e ficou.

Manhã Maior (RedeTV)

Duas apresentadoras e um apresentador, que por muito tempo atuou como vídeo-reporter, fazendo matérias especiais em outras emissoras. Sinceramente, esse é o programa com a maior variedade de temas, mesmo que em alguns momentos o espiritismo, dicas de segurança e as vídeo-reportagem para a índia se sobressaiam.
 Os apresentadores têm o jogo cintura, mas não aguça a minha curiosidade. O cenário é amplo e muito colorido. As reportagens da Índia, que falei anteriormente, me lembram o Gugu. Daniela Albuquerque só me lembra “olá Emílio” e a outra apresentadora é igualzinha a Lia do BBB 10. Tem cabimento?

Entre as opções... Vou assistir desenho!

Escrito por Lamonier Araújo (@lamonier)