A polêmica Jabulani

29.5.10 | comentários: 6
Começando a série “coisas que você escutará falar muito nos próximos dias por causa da Copa” temos a já polêmica Jabulani. Não faz ideia do que estou falando? Eu explico. E é bem mais simples do que você imagina. 


Jabulani é o nome da bola criada pela Adidas especialmente para o mundial desse ano. Foi fabricada em 11 cores que representam os dialetos e etnias da África do Sul.  Seu nome significa: “trazendo alegria para todos” em IsiZulu, uma das 11 línguas oficiais desse país. Ela foi apresentada ao mundo no sorteio dos grupos da Copa, no dia 04 de dezembro do ano passado, contudo, a "polêmica Jabulani" começou há pouco.

Júlio César- goleiro da seleção brasileira

O goleiro Júlio César - para quem vive no mundo da lua: é o goleiro da seleção brasileira “há séculos” e é “só” o atual melhor do mundo- em entrevista coletiva quando perguntado sobre o que ele achava da bola da Copa, mal deu tempo do repórter terminar de fazer a pergunta e ele já respondia: “horrível!” Mais tarde, ainda acrescentou que a bola “parecia daquelas compradas em supermercado”.

Cláudio Bravo- goleiro da seleção chilena

Quem também não aprovou a tal Jabulani foi o goleiro da seleção Chilena, Cláudio Bravo. Para ele, “a bola lembra muito a do vôlei de praia. Corre mais que uma bola normal e tem uma textura especial que com água fica impossível de agarrar. São essas coisas que complicam ainda mais a vida do goleiro”, completou Bravo.

Na entrevista que você pode conferir abaixo, Júlio César ainda comenta, de forma descontraída, as várias questões que prejudicam os goleiros, dentre elas: a maldita “paradinha” e a Jabulani.