O hermano, Bruno Medina, diz que a Copa é da "Jabulani". E, apesar do meu respeito pelo músico e ótimo cronista, eu tenho que discordar. A Copa é da "Vuvuzela". Com “V” maiúsculo mesmo. É mais apropriado, já que se trata de uma personalidade deste mundial. E em pensar que há bem pouco tempo eu desconhecia o significado da palavra... Pois é, adoro futebol e não sei explicar porque quando meu amigo pronunciou “emiessiênicamente” algo como: a “vuvuzela” vai começar... Eu fique sem saber do que se tratava. Depois do esclarecido, nunca mais pude esquecer o significado. E nem se trata daquele aprendizado didático, ou vergonhoso, em que você se acanha por desconhecer o significado de algo tão óbvio... Não, eu não consigo esquecer porque não deixam que eu esqueça.
Eu poderia até dizer que os repórteres e comentaristas exageram no uso da palavra. Assim como eles abusam do “Bafana Bafana”, referindo-se a seleção sul-africana. Usam tanto que às vezes esquecem que repetição nunca é bem vinda na TV. Mas, dessa vez, eles não têm culpa. Pois, como ignorar o ruído ensurdecedor que predomina em todos os estádios da África do Sul? O pessoal que reclamava que o apito na torcida atrapalhava o juiz deve estar com vergonha agora. Se as "vuvuzelas" não atrapalham, nada mais atrapalha.
Eu tento respeitar toda a questão cultural envolvida, contudo, acho quase insuportável assistir às transmissões com o tal barulho. Gente, saúde vem primeiro. Se eu que estou acompanhando da TV não agüento, imagino a situação dos jogadores, técnicos, árbitros e até torcedores, não bêbados e não sul- africanos. Já penso até em algumas teorias da conspiração. Um acordo entre agências de viagens e otorrinolaringologistas: “o doutor me arranja um cliente e eu prometo devolvê-lo em péssimas condições para tratamento auditivo”. É um pensamento mercenário, eu sei, mas onde é que você pensa que vive?
Outra teoria conspiratória, essa um tanto mais dark, é a que essa seria a Copa em que todos perceberão a necessidade de se aprender a se comunicar em LIBRAS. "É fácil. Aprende-se rápido e se, ainda assim, você não quer estudar? Então nós vamos te deixar surdos!". É o que pensou a sociedade de surdos- mudos do desenho "O Pink e o Cérebro" com sede na África do Sul. E por último, por que não pensar no Centro Auditivo Telex? Afinal, são apenas dois séculos usando a mesma campanha publicitária. Quem sabe essa não é a nova “jogada” dessa empresa? Todo mundo cruzando os dedos, hein?
O que eu sinto é que em breve Cannavaro, Drogba, Rooney e companhia vão precisar trocar suas participações nas ótimas publicidades da Nike por uma ponta no remake da saudosa publicidade do Banco Bamerindus. Aquela do "Vitrola... Hein?", lembra? Apesar de que essa cena seria engraçada, estou torcendo para que todos nós consigamos sair incólumes da Copa do Mundo das Vuvuzelas.
Ah, e caso você também sinta falta da publicidade da vitrola, dá uma olhada no vídeo abaixo.=P
Por Taty Macoli
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