Venha como você é

17.6.10 | comentários: 0

O Vendi até Mamãe de hoje lhes apresenta a melhor coisa que o McDonald’s já fez: encomendar esta publicidade à BETC Euro RSCG. A história do vídeo é bem simples... Um jovem, sentado em uma das lojas do McDonald’s, conversa com outra pessoa ao telefone. Ele fala que também sente saudade, enquanto toca, com carinho, no rosto de uma das pessoas da fotografia. Em seguida, diz que precisa desligar porque seu pai já vem se aproximando. O pai senta em frente ao filho e pergunta se essa é a foto da turma da escola. O rapaz diz que sim. O pai completa: você era igual a mim quando tinha sua idade... E eu fazia muito sucesso com as garotas. Que pena que sua turma é só de meninos... Você conseguiria ficar com todas. O rapaz sorri. A trilha é muito bonita e no final aparecem os dizeres: ‘venez commes vous etês’ (venha como você é).



A campanha ‘Gay son’ (filho gay), também conhecida como ‘venez commes vous etês’ (venha como você é), foi produzida especificamente para o publico europeu, em francês, e foi muito bem recebida no velho continente. Já nos Estados Unidos não teve o mesmo sucesso, pelo contrário, foi alvo de várias críticas.

O presidente do McDonald’s nos EUA, Don Thompson, disse em entrevista ao jornal Chicago Tribune que tudo é apenas uma questão de diferença cultural. E que não caberia a ele julgar a atitude de ninguém. Ele ainda disse que, por serem muito conservadores, ainda poderiam cometer alguns erros que trariam conseqüências em outras partes do mundo em que o padrão cultural fosse diferente.

É óbvio que não se trata apenas de uma questão cultural, sem querer desmerecer a mesma, mas há uma carga grande de preconceito. Contudo, há nesse discurso uma inteligência que sempre fez parte do mundo da publicidade: produzir para o público certo. A campanha é linda e fez sucesso onde se esperava que fizesse e, quem investiu nela, sabia disso, claro.

Por Taty Macoli
Crédito do vídeo com legenda em inglês: Adland TV