Quartas do Escurinho: Em Busca da Terra do Nunca

8.9.10 | comentários: 3
Depois de falar de Freddie Highmore em O som do coração e de Johnny Depp em Edward mãos de tesoura, por que não falar de um filme que traz os dois atores juntos? Peter Pan, o menino que se recusava a crescer, é uma das histórias infantis mais conhecidas de todos os tempos. Personagens como Wendy, Capitão Gancho e Sininho ficaram eternizados no mundo da fantasia. Em busca da terra do nunca (Finding Neverland, 2004), é uma adaptação da peça de James Matthew Barrie que nos conta como tudo isso foi criado.

J.M. Barrie, vivido por Johnny Depp (Piratas do caribe, 2003) é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que, apesar da fama, está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. É quando ele conhece por acaso a família Davies, formada por Sylvia, personagem de Kate Winslet (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, 2004), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas que envolvem: castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Posteriormente, inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.
Dirigido por Marc Forster (O caçador de Pipas, 2007), o filme traz referências sobre a criação de elementos que compõe Peter Pan, seja a origem de um diálogo ou até mesmo a criação dos próprios personagens. É preciso ficar atento para que os detalhes não passem despercebidos. A direção de arte foi de muito bom gosto nas cenas que mostram o imaginário do autor e das crianças. São cenas belíssimas.

As atuações do filme são bastante contidas, porém intensas. Depp encara dessa vez um personagem ‘quase normal’ e é muito feliz em sua interpretação, assim como Kate Wislet e até mesmo Dustin Hoffman (Hook- a volta do capitão gancho, 1991) num personagem mais secundário. Mas o destaque maior fica a cargo do pequeno Freddie Highmore (A fantástica fábrica de chocolate, 2005), que como já falei em posts anteriores, é de uma sensibilidade cênica incrível. No papel de Peter Davies, um menino problemático e desacreditado do mundo da fantasia, ele dá um verdadeiro show de interpretação.

Além do Globo de Ouro e do MTV Movie Awards, Em busca da terra do nunca foi indicado em várias categorias no Oscar em 2005: Melhor Filme, Melhor Ator (Johnny Depp), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. Mas só levou a estatueta por esse último.

Apesar de algumas mudanças no roteiro de David Magee, como por exemplo o fato de na peça original Sylvia Davies não ser viúva e de muito críticos caírem em cima dos “clichês” do filme, acredito que seja muito interessante conferir o processo de criação de uma história que você escutou durante toda a vida. Talvez não agrade os pequenos, talvez tenha sido realmente feito para os mais velhos, as eternas crianças.

Por Jamaika Lima
@jamaikaLima