Google vai ganhar cara nova

3.6.10 | comentários: 1

Se existe uma unanimidade ligada aos computadores, ela se chama Google. As pessoas divergem quanto ao servidor de download, ao programa para baixar torrent, ao navegador. Se saírmos da internet e pensarmos no pc desconectado, haverá discordâncias sobre o sistema operacional, sobre o editor de texto, o editor de imagens. Mas o Google está acima das divergências. Utilizado por todos e dono de um sistema de busca que se baseia nos hábitos de navegação dos usuários, se brincar o buscador é utilizado até pelos concorrentes (por mais incrível que possa parecer, existem outros buscadores, como o Bing, da Microsoft, por exemplo).

Visualmente, o buscador também é muito característico. Certamente você poderia nos citar algumas: o logotipo em caracteres em azul, vermelho, amarelo e verde, com o qual, em datas comemorativas são feitas brincadeiras e homenagens (quem não perdeu precioso tempo de trabalho ou pesquisa jogando Pac Man na página do Google em 21 de maio?). Além disso, uma página branca, muito simples e clean.

Porém, isso está mudando. A empresa falou, em seu blog oficial, sobre a satisfação de oferecer aos usuários uma experiência de busca muito mais relevante, útil e divertida, através da personalização. Especialmente, após o lançamento do iGoogle e das estrelas para buscas de favoritos. Para tornar o ambiente da busca ainda mais personalizado, nos próximos dias, os usuários dos Estados Unidos terão a possibilidade de substituir o backgroud padrão do Google por imagens que esteja nos arquivos do seu computador, álbuns do Picasa ou galerias públicas que estejam hospedadas lá. E o seu Google poderá ficar com essa cara:


A mudança será gradual. Um link aparecerá no canto inferior esquerdo da página do Google e haverá a possibilidade de voltar para a versão clássica a qualquer momento, mantendo a praticidade, característico da grife Google. Comece a prestar atenção quando for fazer aquela pesquisa rotineira. Se o link não estiver lá, aparecerá outro dia. É o que diz o pessoal no blog, que ainda pede para compartilharmos nossas experiências com as imagens via Twitter com a tag #myGooglepage. E aí, vai colar?

Por Fernando Palhano (@realfpalhano)